Gostava de expor a minha opinião e algumas pesquisas que fiz relativamente ao assunto “Fim do Mundo em 2012”.
Porquê, subitamente, uma grande massa da população se interessa tanto (acredita) por mais uma previsão do fim do mundo? O que é que esta terá de diferente de todas as outras?
Bem, tudo começa com Os Maias.
Bem, tudo começa com Os Maias.
Basicamente a ideia é que o povo Maia, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco (Hernan Cortez a 8 de Novembro de 1519). Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno de 21 de Dezembro, em 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia. Sabe-se também que no centro desta existe um buraco negro supermassivo (fenómeno que acontece a cada 26 mil anos). Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre (o que acontece periodicamente). Com isto, enquanto o campo magnético não fosse reposto, os pólos Norte e Sul começariam a aparecer em todo lado, o que levaria a que as pessoas se perdessem e à extinção de várias espécies (visto que muitas aves migratórias se coordenam pelos pólos). Isto também levaria a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
Esta última parte remete-nos para outras teorias, como a dos super-vulcões, a qual poderia acontecer devido às descargas eléctricas no solo provocadas pela mudança do campo magnético, ou devido às tempestades solares.
Bem, na minha opinião, esta é a teoria mais plausível.
Entendidos dizem que tempestades magnéticas no Sol poderão ocorrer com maior impacto em 2012, podendo estas danificar sistemas de comunicação e causar blackouts em todo o mundo. “Uma nuvem solar pode literalmente engolir a Terra”, explica o professor Richard Harrison, director da divisão de Física Espacial do Rutherford Appleton Laboratory, umas das organizações envolvidas na missão da NASA.
A interacção do campo magnético da nuvem com o do nosso planeta pode levar a fenómenos como a formação de auroras boreais, mas também causar impactos nos sistemas de navegação, distribuição de energia e controle de satélites.
Este é um fenómeno natural do Sol, que pode afectar-nos a qualquer momento, mas torna-se mais provável quando atinge o pico do seu ciclo de 11 anos (ou seja, em 2012).
Em 1859, por exemplo, um evento significativo causou problemas no sistema de telégrafos do mundo todo. “Na época, poucas pessoas conseguiram associar o acontecimento ao Sol. Hoje em dia, temos que ter em mente que somos muito mais dependentes de sistemas, que podem ser afectados, do que antes”, explica Rutherford.
Para se perceber melhor, vale a pena ver este vídeo:
Para se perceber melhor, vale a pena ver este vídeo:
A teoria, no meu ver, mais rebuscada, é mesmo a que fala sobre o suposto Planeta Nibiru (ou Planeta X).
Contudo, achei bastante interessante algumas das informações que encontrei na Internet, nomeadamente o facto de, de facto, em 1982 a NASA ter reconhecido a possibilidade de um planeta solar extra. É (volto a dizer, supostamente) um dos muitos planetas que orbitam uma Anã Castanha. Esta estrela tem cinco planetas menores, um sexto planeta do tamanho da Terra que abriga vida, e o sétimo é o planeta ou objecto ao qual se chama Nibiru. A parte de existir vida no tal sexto planeta parece-me um pouco descabida, visto que, a partir do momento aquando a Anã Castanha fica no periélio (posição mais próxima do nosso Sol - entre 60 e 70 U.A.), acho um pouco impossível que os nossos astrónomos não o tivessem já descoberto e revelado essa informação (até porque as histórias sobre os habitantes desse planeta são realmente um pouco descabidas).
Muitos chamam a este planeta o Planeta do Armagedão, do Apocalipse, do Juízo Final, isto por causa das demais teorias que existem em volta dele, tais como: quando Nibiru atravessa o nosso Sistema Solar em movimento retrógrado (sentido oposto) em relação aos demais planetas, por vezes desloca os planetas causando uma perturbação generalizada neste processo; este planeta e/ou suas luas foram responsáveis pela destruição de Maldek (o agora Cinturão de Asteróides – explicação que até tem o seu quê de lógica devido a toda a história da formação do Sistema Solar e dos seus planetas) e também causou as crateras e cicatrizes superficiais na nossa Lua e nos planetas do nosso Sistema Solar, assim como as inclinações axiais variáveis dos planetas em suas órbitas; etc.
Dizem, portanto, que a 21 de Dezembro de 2012, Nibiru irá passar pelo plano da elíptica e será visto como uma estrela vermelha brilhante e irá parecer um segundo Sol, do tamanho aproximado da nossa Lua. Terramotos e clima muito perturbado irão ocorrer. O pior, no entanto, deverá vir em torno de 14 de Fevereiro de 2013, quando a Terra se move entre Nibiru e o Sol. Haverá deslocamento dos pólos e inclinação planetária. Ocorrerão grandes mudanças na Terra, mega-terramotos e mega-tsunamis à escala global. A partir de 1 de Julho de 2014, Nibiru não irá mais afectar o nosso mundo pois irá afastar-se desta parte da galáxia (devido à sua órbita). Dizem que a NASA sabe sobre Nibiru e, para não gerar o pânico na população, não divulga a verdade.
Bem, o que vos parece isto tudo leitores? Qual a vossa opinião sobre tudo isto?
Confesso que tenho alguma curiosidade em presenciar algo de tal magnitude, mas em segurança claro. Pessoalmente não sei até que ponto todas estas previsões poderão ser verdade ou não mas, no meu ver, tenho muito mais medo do Super-Vulcão Yellowstone entrar em erupção. Isso sim seria uma catástrofe que nos poderia matar a todos a qual nada tem a ver com 2012 pois as previsões são péssimas e este vulcão poderá entrar em erupção a qualquer momento (mas claro, qualquer uma das catástrofes previstas para 2012 poderiam desencadear esta erupção fatal).
E é isto. Se alguém conhecer mais alguma teoria que a exponha por favor :) De resto, desejo a todos uma boa sorte.
Bibliografia:
agora deixaste-me assustada pah xD nao sou supersticiosa mas como fa de historia que sou tenho conhecimento da precisao dos "estudos" maias (e de outros povos antigos). e nenhuma teoria me pareceu bonita de todo :o principalmente as que envolvem fogo... oh mas na verdade ninguem disse que "o fim do mundo como o conhecemos" seria algo mau. pode acontecer algo de bom. assim o espero ahaha ainda me lembro de ter panicado na passagem de ano de 1999 para 2000 a espera que algo acontecesse e so respirei de alivio em 2001 xD
ReplyDelete