Está a começar...


O Observatório Dinâmico Solar da NASA, está a monitorizar um “corte escuro na atmosfera do Sol”, um buraco coronal enorme. A mancha escura pode ser observada nesta imagem em Ultra Violeta capturada a 13 de Janeiro de 2012.
Os buracos coronais são lugares onde o campo magnético do Sol se abre e permite que o vento solar escape. Este tem cerca de 120.000 km de largura e mais de um milhão de quilómetros de comprimento. O vento solar flui da abertura, desde o abismo escuro até à coroa solar e irá atingir a Terra a 16 ou 17 de Janeiro de 2012 (possivelmente provocando auroras boreais).

Estes rasgos na superfície do Sol podem contribuir para a ocorrência de grandes explosões solares e CMEs (em Português: Ejecções de Massa Coronal) significativas e este buraco coronal esta de frente para a Terra. Os ventos solares têm tendência a aumentar a sua velocidade nestas condições.

O que é que eu já tinha referido neste blog sobre explosões solares? Pois... (ver aqui)


PS: Só para assustar os mais crentes :p
Pessoalmente tudo o que esteja relacionado com o Universo, novas descobertas, acontecimentos, ... fascina-me. Gosto sempre de estar a par destas coisas e, esta história toda sobre o fim do mundo em 2012 capta a minha atenção só pelo simples facto de "supostamente" estar relacionado com inúmeros acontecimentos do Universo.


Comments

  1. Por acaso também gosto imenso de temas relacionados com o Universo! É apenas mais um acontecimento, mas como todos nós sabemos, já tudo maluco porque agora tudo está relacionado com o fim do mundo lol
    <3*

    ReplyDelete

Post a Comment