Colorações

Boa noite caros leitores.

Hoje vou falar sobre colorações de cabelo, ou seja, penso eu que seja um post mais para o sexo feminino :)
Já há algum tempo que tento encontrar uma maneira de mudar a minha cor de cabelo que, por mais que lhe faça, acaba sempre por voltar aos reflexos ruivos, os quais me começam a cansar seriamente.
Ora portanto, andei a pesquisar sobre o assunto e irei falar um pouco sobre colorações e sobre a forma como eu penso que conseguirei voltar à minha cor natural, acabando de vez com o ruivo, quem sabe, consiga ajudar pessoas que estão na mesma situação que eu :)

Bem, começando pelas colorações. Acreditem, para quem pensa pintar o cabelo tenham bem a noção do que querem fazer, pensem muito sobre o assunto e lembrem-se, tinta não clareia tinta!
Há dois pontos fundamentais a ter em conta nas colorações: a altura da cor na tabela e os reflexos/nuances da mesma.

Ou seja, relativamente à altura da cor, quanto mais alta uma cor for, mais clara é e quanto mais baixa, mais escura:


1. Preto Profundo
2. Preto Natural
3. Castanho Escuro
4. Castanho Médio
5. Castanho Claro
6. Loiro Escuro
7. Loiro Médio
8. Loiro Claro
9. Loiro Muito Claro
10. Loiro Claríssimo

Depois, o número a seguir ao ponto indica o reflexo/nuances da cor:


.0 Natural/Neutro
.1 Acinzentado
.2 Violeta/Azulado
.3 Dourado
.4 Acobreado
.5 Caju
.6 Vermelho
.7 Marrom/Chocolate

Ora portanto, para terem uma ideia, um 4.66 é um castanho médio com bastantes reflexos/nuances vermelhas, um 9.43 é um loiro muito claro acobreado com reflexos dourados.

Se continuarem com dúvidas tentem ir pelo tom de pele: 
 
  • Marrom/Chocolate fica bem em todos os tons de pele;
  • Vermelhos ficam melhores com peles claras;
  • Cobre fica bem em peles mais oliva;
  • Caju cai muitíssimo bem em orientais;
  • Peles muito amareladas: evitar reflexos dourados e vermelhos.
 
Fundamentalmente é isto. Agora vamos falar da fatídica saga dos ruivos. Se estão na mesma situação que eu sabem perfeitamente o quão difícil é tirar a tonalidade ruiva/vermelha do cabelo pois estas têm bastante pigmentação, a qual se entranha muito nos cabelos.
Bem, descobri que para além de descolorações (que estragam e muito o cabelo) e produtos que prometem à pessoa voltar à cor natural (por exemplo novo Colour B4, o qual não sei até que ponto resultaria no meu cabelo pois tenho tinta sobre tinta) há ainda uma outra maneira de voltar a ter a cor natural (ou perto dela): a neutralização de cores. Passo a explicar, todas as cores primárias têm uma cor que a neutraliza, por exemplo o amarelo é neutralizado pelo azul/violeta e, no caso que me interessa, o ruivo/vermelho é neutralizado pelo cinzento ou verde, mais conhecido por mate, o qual não deixa o cabelo verde :p mas sim num tom castanho/acinzentado.
Ora portanto, como a cor natural do meu cabelo é um 4 ou 5, para deixar de ter os reflexos ruivos que tenho, terei de pintar o cabelo com um 4.1 ou um 5.1 (dependendo da tonalidade no salão de cabeleireiro).
Convém que seja uma cor permanente ou semi permanente, pois demora muito mais a abrir/sair do que as cores sem amoníaco, que saem em meia dúzia de lavagens, logo o efeito será mais duradouro, pois para conseguir a minha cor natural permanentemente terei de o pintar umas duas ou três vezes.

Amanhã vou a um salão de cabeleireiros tirar todas estas dúvidas e se assim for, fazer a minha marcação para a mudança de visual.
É fundamental nestes casos escolherem um salão qualificado e profissional, que se preocupe sobretudo com a saúde dos cabelos. Assim sendo, vou ao Double M em Braga, o qual aconselho desde já (infelizmente não vou lá mais vezes pois, 1º é um pouco longe para quem não tem carro para se deslocar e 2º, é um pouco caro :/).

Espero também vos ter ajudado e elucidado (mais) um pouco sobre o assunto :) Se tudo correr bem, amanhã já terei algo para vos dizer sobre a minha próxima mudança de visual :p
Qualquer questão que queiram fazer sintam-se à vontade! Não sou especialista nem tenho qualquer tipo de curso, mas como gosto bastante do assunto acabo por aprender muito nas pesquisas que faço ;)

 
Fontes:

Comments