Os Instrumentos Mortais

"Os Instrumentos Mortais" é uma série literária escrita por Cassandra Clare, composta por seis livros. Acabei ontem de ler o último livro da saga e adorei! É um dos tipos de livros que me dá gosto ler, além disso adorei os personagens e toda a história em si. Deixo-vos aqui um pequeno resumo (vindo diretamente da querida Wikipédia) dos livros juntamente com as novas capas dos mesmo (das quais pessoalmente gosto muito mais).

1º: Cidade dos Ossos

Clary Fray e Simon Lewis estão numa casa noturna onde Clary é testemunha de um assassinato por um grupo de adolescentes. Ela fica chocada pois Simon e o segurança do clube não conseguem ver o assassino, um menino chamado Jace, que afirma que a pessoa que ele matou era um demónio. No dia seguinte, Jace se oferece para levar Clary para se encontrar com o seu tutor, mas antes que pudesse aceitar, ela recebe um telefonema perturbador da sua mãe. Ela volta para casa e não encontra a sua mãe, o apartamento está completamente revirado, e uma criatura monstruosa: um demônio Ravener estava esperando por ela. Ela matou a criatura empurrando o Sensor de Jace para dentro da garganta dele, mas é ferida no processo, e Jace a leva para a sua casa. Esta é chamada de "O Instituto", uma antiga catedral gótica em Nova York que os mundanos não podem ver, porque está escondida magicamente. Lá, ela se recupera. Ela também conhece Hodge Starkweather, o tutor de Jace, bem como os seus irmãos adotivos: Isabelle e Alec Lightwood.

2º: Cidade das Cinzas

Os eventos desse livro ocorrem logo depois do término de Cidade dos Ossos. A história conta a confusão sobre o relacionamento de Clary com o seu irmão recém-descoberto e os seus sentimentos por Simon Lewis. A história começa com Valentine exercendo o controle de um Demónio Maior através do uso do Cálice Mortal. Entretanto, Clary está a ver um filme de vampiros com Simon, que fica um pouco entorpecido. Quando ela tenta confortá-lo, ele acaba por beija-la, e ela fica sem saber o que fazer porque apenas o ama como um amigo. Jace descobre que o suposto pai Valentine, está num navio dentro da cidade e vai com Luke, Clary e Magnus tentar resgatar Maia e Simon, que foram pegos para se concluir o feitiço de transformação da espada mortal. Jace entra no navio e Clary também é capturada pelo pai, que não conhece o poder da filha. Jace acha Simon morto e oferece seu sangue para que ele viva. Clary desmancha o navio por completo criando uma nova runa. Jace a salva de morrer afogada e a coloca na caminhonete de luke, onde voltam para casa e descobrem que com o sangue de Jace, Simon pode ficar no sol sem virar cinzas.

3º: Cidade de Vidro

Os eventos desse livro iniciam exatamente uma semana depois do término dos eventos de Cidade das Cinzas. Os Lightwoods, Jace e Clary se preparam para serem levados a Alicante. Jace pede a Simon que ele convença Clary a desistir a ir, com medo do que poderiam fazer com ela. O Instituto é atacado por Renegados, o que força os outros a partirem sem Clary e levando Simon com eles. Enquanto os outros se encontram com Aline e seu primo Sebastian, Clary, ainda em Nova York, cria seu próprio portal e viaja atrás deles juntamente com Luke. Eles aterrissam no Lago Lyn, onde a água amaldiçoada faz com que Clary fique doente, e Luke a leva para a casa de sua irmã, Amatis, para que se recupere. Alec é forçado a levar Simon para o novo Inquisidor, que quer saber o que um integrante do Submundo está fazendo em Alicante. Com a esperança de ser levado de volta à Nova York, a Clave secretamente o interroga e o aprisiona. A mãe de Clary é curada depois que ela consegue o Livro Branco de feitiços e o entrega a Magnus Bane. De encontro com a filha, Jocelyn conta toda verdade sobre seu relacionamento com seu pai e sobre seu irmão, onde Clary descobre que não é irmã de Jace. Uma série de batalhas são travadas inclusive entre o irmão verdadeiro de Clary, Sebastian e Jace, que acaba matando-o. Chocado com a morte do filho Valentine trava uma batalha com Jace e acaba matando-o. Desesperada Clary que está enfeitiçada tenta se aproximar dele mas em vão. Uma esperança aparece quando o Anjo invocado por Valentine o ignora e oferece a Clary um desejo. Ela então deseja que Jace seja salvo e volte à vida.
 
4º: Cidade dos Anjos Caídos

Os eventos deste livro têm inicio exatamente após os acontecimentos de Cidade de Vidro. O foco da história muda para Simon, o melhor amigo de Clary, e como ele se ajusta à vida como um vampiro. Magnus e Alec, que originalmente não estavam escalados para estarem com frequência no livro, agora têm um papel importante a desempenhar. Clary e Jace também têm um papel central a desempenhar. A ação principal ocorre em Nova York.

 
 
5º: Cidade das Almas Perdidas

Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia de Lilith , um demónio muito poderoso, ligou Jace ao perverso Sebastian, transformando o Caçador de Sombras em um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de mata-lo sem destruir Jace. Clary e seus amigos, no entanto, irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar o namorado, mas ainda pode confiar nele? Ou ele esta realmente perdido?
 

 
6º: Cidade do Fogo Celestial
 
Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora, terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue será derramado neste último volume, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.




Comments